sábado, 19 de setembro de 2009



A família das castanhas é muito rica em nutrientes. Na lista de seus componentes benéficos entram fibras, proteína, cálcio, ferro, potássio, zinco, selênio, vitamina E, ácido fólico, entre outros. A castanha-do-pará, por exemplo, já ficou famosa por seu alto teor de selênio, mineral que atua no equilíbrio da tiróide (evitando oscilações de peso), previne tumores, fortalece o sistema imunológico e protege contra a ação dos radicais livres. “Uma castanha-do-pará por dia supre todas as necessidades de selênio do organismo”, garante Vanessa Coutinho, coordenadora da pós-graduação em nutrição esportiva e clínica da Universidade Gama Filho, no Rio de Janeiro (RJ).

GENTE UMAZINHA SOMENTE, ACREDITA HEHE!!! ARE BABA


Já amendoim, amêndoa e pistache são boas fontes de proteína e não devem faltar na alimentação de quem não come carne. O zinco, presente especialmente na castanha-do-pará e de caju, tem papel fundamental na produção de glóbulos brancos; magnésio, encontrado na maioria dessas castanhas, ajuda a controlar a pressão e a reduzir sintomas da tensão pré-menstrual; sem falar no potássio, que dá uma mãozinha ao desenvolvimento dos músculos. As gorduras monoinsaturadas presentes nesses alimentos também são uma vantagem e tanto. Elas reduzem o nível de colesterol ruim e aumentam o HDL, o colesterol do bem, responsável por limpar as artérias. Por isso, elas são armas poderosas para afastar as doenças cardíacas. Uma pesquisa norte-americana revelou que duas colheres de sopa de nozes por dia é capaz de reduzir em 13% o nível total de colesterol. “Cada 1% do colesterol reduzido significa 2% a menos de risco de doenças cardiovasculares”, diz Liliana Bricarelo, nutricionista da Universidade Federal de São Paulo. Mas não se esqueça de que, mesmo sendo do bem, essas gorduras carregam muitas calorias. Um pacotinho de 100 gramas de amendoim ou castanha de caju, por exemplo, vale o mesmo que um Big Mac. Nem é preciso dizer que, consumidas em exagero, acabam como estoque de gordura. Por isso, o recomendado é comer as castanhas no lugar de outro alimento, não apenas adicioná-las à dieta.

Para quem quer usufruir dos benefícios das oleaginosas e ainda perder peso, a amêndoa é mesmo a melhor opção. Além de ser rica em nutrientes, 12 unidades têm menos de 100 calorias. O ideal é consumir essa porção ao longo do dia (quatro unidades no lanche da manhã, quatro no lanche da tarde e quatro antes de dormir, por exemplo). Já a macadâmia é a menos indicada: uma dúzia tem 200 calorias. E cuidado com o amendoim: mal armazenado, pode conter uma toxina cancerígena. Qualquer que seja a sua escolha, o melhor é consumir as oleaginosas cruas. Se não gostar, uma boa alternativa é torrá-las em casa, pois o calor do forno não é suficiente para tirar os benefícios dos nutrientes nelas contidos. Para preservá-las, conserve em lugar seco e afastadas da luz. Se forem industrializadas, confira no rótulo se contêm gordura vegetal hidrogenada e evite os grãos muito salgados, que favorecem a retenção de líquidos. Bom apetite!


Como usar

As castanhas devem fazer parte da sua dieta. Mas, por serem muito calóricas, é necessário consumi-las com moderação. Aqui vão algumas dicas de como inseri-las de forma criativa e deliciosa no seu dia.


No café da manhã:
Misture amêndoas, nozes ou castanhas trituradas no iogurte ou cereal.

Nos lanches:
Elas são excelentes para comer entre as refeições. Para não exagerar, separe em um potinho ou saquinho pequeno a quantidade permitida e coma durante o dia.

Nas refeições:
Adicione as castanhas raladas ou em lascas em saladas, farofas, arroz e sopas. Além de nutrientes, os pratos ganham sabor e textura.


Como aperitivo:
Desse jeito você já conhece. Pistache, amêndoa, amendoim e castanha do Pará e castanha de caju, vão bem com praticamente tudo.

Cuidado para, de grão em grão, não exagerar na quantidade!



BEM EU TÔ COMENDO CASTANHA DE CAJU E NOZES, E COMO PURINHAS MESMO HEHE (4 CASTANHAS E 2 NOZES)  ACHEI SUPER INTERESANTE ESSA DICA AKI: comer as castanhas no lugar de outro alimento, não apenas adicioná-las à dieta. E VAMOS Q VAMOS!!!


FALANDO AINDA DE ALIMENTAÇÃO, QUEM VIU O REPORTER RECORD Q FALOU SOBRE OBESIDADE??? BEM CÁ E PORTGAL PASSOU FAZ UMA SEMANA MAIS OU MENOS, E ELES COMENTARAM SOBRE A BATATA DOCE, SABIA Q ELA TEM MAIS BENEFICOS Q A BATATA COMUM (ESSAS Q COMEMOS COZIDAS OU FRITAS) POIS É, EU PENSAVA Q POR ELA SER DOCE HEHE ENGORDAVA MAIS, POIS NÃO, ISSO NAO OCORRE, CLARO Q COMO QUALQUER CARBOIDRATO NAO PODEMOS EXAGERAR, MAS SE TIVER Q OPTAR ESCOLHA A BATA DOCE, EU JA SUBSTITUI HEHE



ESTIVE AUSENTE ESSES DIAS DO BLOG, MAS FOI PQ FIQUEI DODÓI, MAS JA TA TUDO BEM, E MAIS UMA VEZ DEFINI ESSA META AI DE CIMA, TIRAR UM TEMPO PRA MI, QDO TAVA NO BRASIL EU FAZIA ISSO E AKI ACABEI ME ESQUECENDO E LEVANDO TUDO COMO DAVA, AI JA VIU NÉ O ESTRESS CHEGA, E COM ELE ANSIEDADE E ATE O ORGANISMO ACABA SENTINDO E SOMATIZANDO TUDO....
ENTAO DEFINI Q 1 HORA POR DIA OU TIRAR PRA MINHA CAMINHADA, E 1 HORA PRO MEU BLOGUINHO, ONDE VOU POSTAR E VISITAR VCS, SEI Q ISSO ME FAZ MUITO BEM.

BEM VOU FICANDO POR AKI

BEIJINHOS E OTIMO DOMINGO!!!


MUSIKINHA PRA OUVIR E CAMINHAR

7 comentários:

Aninha-imc22 disse...

menina adorei a sua organização do tempo. O equilíbrio das funções e, adoro castanha: de caju, do pará etc...é td de bom...
bom findi.

Mia Knox disse...

q bom q está melhor!! beijos e um ótimo domingo!!

Danielle disse...

Oiiiiiiiiiiiiiii aproveitando o bom funcionamento da recepção da minha net aqui estou Tany muito obrigada pelo selinho, tão logo possa ter tempo respondo tá, outra coisinha vc está muito bonita amiga adorei as suas fotos e olha fico feliz por vc viu teve coragem aguentou os trancos e barrancos e ai está ao ladinho do seu amor e feliz, te adoro não me esquece tá
Dany

Mariana disse...

Oi Tany..
a dieta que eu faço diz pra comer castanhas nos lanches da tarde. Por causa da bom oléo e nutrientes.
Adorei as dicas!
beijooo

Jéssica Araújo disse...

Adoroooo castanhas!
Aqui no Rio, tem uma rede de supermercados que vende um pote de 1/2 kg de sementes. Amendoas, amendoins,castanhas, nozes e etc...
Ja tinha vontade, mas nunca comprei, vou comprar ja!
Beijo

Vivian Sbrussi disse...

Oieee!!!

vim visitar o seu blog!


=D

()*.*()::()*.*()
(=';'=)::(=';'=)
(,,)(,,):(,,)(,,)

PERDOAR OU PERDIR PERDÃO

O que é mais importante:
Perdoar ou pedir perdão?
Quem pede perdão mostra que
ainda crê no amor.
Quem perdoa mostra que ainda
existe Amor para quem crê.
Mas não importa saber qual das duas coisas
é mais importante.
É sempre importante saber que:

PERDOAR
       é o modo mais sublime de crescer e

PEDIR PERDÃO

     é o modo mais sublime de se levantar...

(autor desconhecido)


(>,,,<)(“)
(=“;“=)/ / TCHAU!!!
-(,,)-----ღViViAn\\(^_^)// Sbrussi

disse...

Oie...

Voltei a Postar...

Dá uma passadinha no meu cantinho


Bjinhos